Home -> Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

A exemplo da manutenção desenvolvida em aeronaves, preventivamente, a manutenção automotiva tem tomado nos últimos anos, em todo o mundo uma conotação bastante diferenciada em relação à executada na maioria das frotas automotivas brasileiras. Com a manutenção preventiva, além de aumentar, em muito, a segurança do veículo, o ganho em valores gastos na mesma, é bastante acentuado, gerando uma economia substancial e proporcionando do veículo uma serie de vantagens e comodidade que realmente vale apena analisar mais profundamente.

Planejamento e Manutenção:

  • na manutenção corretiva o veículo vai para a oficina aleatoriamente, sem uma data ou hora pré-determinada gerando desconforto em certos casos, até prejuízos desastrosos.
  • na manutenção preventiva você pode programar antecipadamente a parada do veículo, evitando desconfortos, perda de tempo e acima de tudo estresse.

Desgaste das peças:

  • na manutenção corretiva, o desgaste normal por tempo de uso das peças somado à falta de reparo nos sistemas leva à perda por completo, de outras peças que estão interligadas, gerando quebras, rupturas e um enorme prejuízo.
  • na manutenção preventiva, leva-se em consideração o desgaste normal das peças, mais o tempo normal de vida útil, evitando na maioria das vezes problemas maiores de quebra ou danos à peças interligadas.

Custo de manutenção

  • na manutenção corretiva, é praticamente impossível, o reaproveitamento de partes do sistema, sendo obrigatória a troca de conjuntos de peças, encarecendo muito a manutenção, sem deixar alternativas de consertos.
  • na manutenção preventiva, além dos desgastes nos sistemas serem menores, aumentando a vida útil das peças; o custo médio de manutenção é menor, proporcionando concertos com segurança, qualidade e garantia

Mais lembre-se:

A escolha de uma empresa idônea e altamente qualificada é fundamental para que o tiro não saia pela culatra!



Links Relacionados